sexta-feira, 14 de junho de 2013

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

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1 -INTRODUÇÃO

“ Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é,  sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o  professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida  em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”  ! Ora, é lógico...Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser  feliz”

( Paulo Freire)



O Projeto Político Pedagógico é a tradução dos anseios de toda comunidade escolar. A participação de pais, alunos, professores e funcionários para sua construção foi muito importante.
Através de leituras, discussão, trabalho participativo, reflexões, questionamos a sociedade e a escola que temos e o que queremos daqui pra frente.
A busca por objetivos para nosso trabalho nos permitiu que juntos fôssemos aprendendo, dialogando e trabalhando de forma coletiva para construir novas práticas. Através da fundamentação teórica estabelecemos princípios que orientarão e darão coerência as nossas ações.
Este Projeto Político Pedagógico tem por objetivo buscar uma escola que construa conhecimento, que seja baseada na integração e reflexão de sujeitos que aprendem e ensinam.
Uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo com idéias de ética, justiça, respeito, amor. Um currículo de lutas pelo direito a uma vida digna em que todos possam questionar e superar a exclusão  social e toda a forma de preconceito
Uma escola onde educadores e educandos possam construir a esperança num projeto de vida, em que a alegria seja a tônica do viver.
O Projeto político pedagógico de uma escola é apenas um ponto de partida para que aconteçam novas reflexões, tomada de consciência dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução e definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar ou atenuar as falhas detectadas. É muito importante que se privilegie a liberdade de expressão, a igualdade e trabalho participativo. Isso gera satisfação e constantes melhorias no trabalho.
O envolvimento de toda comunidade escolar é essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos, é necessário o engajamento para que haja qualidade.
Pretendemos que este  projeto estabeleça, com clareza, as diretrizes filosóficas que nortearão o processo ensino – aprendizagem na  Escola.
O Projeto Político Pedagógico de nossa escola terá um periodo de 3 (três) anos para sua implementação, de fevereiro de 2013 à dezembro de 2016, sendo revisado/ reestruturado anualmente.
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim ministra os anos iniciais do ensino fundamental, organizado em dois Ciclos, com duração de cinco anos, assim distribuídos:
  • Ciclo da Alfabetização, com duração de três anos, do 1º ao 3º Ano;
  • Ciclo Complementar, com duração de dois anos, 4º e 5º Ano.
  • PROETI, Projeto escola em tempo integral.
    A Escola que buscamos, e uma escola como um pólo irradiador de cultura baseia-se em princípios de construção de uma cidadania. Desencadeadora de valores que operacionaliza através de projetos socializantes, promovendo desafios para efetiva participação e engajamento de todos envolvidos com o processo de aprendizagem para seu fim único, a valorização pessoal.
    Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
        O Projeto político pedagógico mostrara a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que ira auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

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