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-INTRODUÇÃO
“ Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de
prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola
é, sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra,
se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o
professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a
escola será cada vez melhor na medida em que cada um se
comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente
por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois
descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo
que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não
é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de
amizade,é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar
nela” ! Ora, é lógico...Numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser
feliz”
( Paulo Freire)
( Paulo Freire)
O Projeto Político Pedagógico é a tradução dos anseios de toda
comunidade escolar. A participação de pais, alunos, professores e
funcionários para sua construção foi muito importante.
Através de leituras, discussão, trabalho participativo, reflexões,
questionamos a sociedade e a escola que temos e o que queremos daqui
pra frente.
A busca por objetivos para nosso trabalho nos permitiu que juntos
fôssemos aprendendo, dialogando e trabalhando de forma coletiva para
construir novas práticas. Através da fundamentação teórica
estabelecemos princípios que orientarão e darão coerência as
nossas ações.
Este Projeto Político Pedagógico tem por objetivo buscar uma escola
que construa conhecimento, que seja baseada na integração e
reflexão de sujeitos que aprendem e ensinam.
Uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um
currículo com idéias de ética, justiça, respeito, amor. Um
currículo de lutas pelo direito a uma vida digna em que todos possam
questionar e superar a exclusão social e toda a forma de
preconceito
Uma escola onde educadores e educandos possam construir a esperança
num projeto de vida, em que a alegria seja a tônica do viver.
O Projeto político pedagógico de uma escola é apenas um ponto de
partida para que aconteçam novas reflexões, tomada de consciência
dos principais problemas da escola, das possibilidades de solução e
definição das responsabilidades coletivas e pessoais para eliminar
ou atenuar as falhas detectadas. É muito importante que se
privilegie a liberdade de expressão, a igualdade e trabalho
participativo. Isso gera satisfação e constantes melhorias no
trabalho.
O envolvimento de toda comunidade escolar é essencial para que sejam
atingidos os objetivos propostos, é necessário o engajamento para
que haja qualidade.
Pretendemos que este projeto estabeleça, com clareza, as
diretrizes filosóficas que nortearão o processo ensino –
aprendizagem na Escola.
O Projeto Político Pedagógico de nossa escola terá um periodo de
3 (três) anos para sua implementação, de fevereiro de 2013 à
dezembro de 2016, sendo revisado/ reestruturado anualmente.
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim ministra os anos iniciais do
ensino fundamental, organizado em dois Ciclos, com duração de cinco
anos, assim distribuídos:
- Ciclo da Alfabetização, com duração de três anos, do 1º ao 3º Ano;
- Ciclo Complementar, com duração de dois anos, 4º e 5º Ano.
- PROETI, Projeto escola em tempo integral.A Escola que buscamos, e uma escola como um pólo irradiador de cultura baseia-se em princípios de construção de uma cidadania. Desencadeadora de valores que operacionaliza através de projetos socializantes, promovendo desafios para efetiva participação e engajamento de todos envolvidos com o processo de aprendizagem para seu fim único, a valorização pessoal.Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
O Projeto político pedagógico mostrara a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que ira auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
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