IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim - 1º Grau, foi instalada em
1/2/1933, quando o Arraial pertencia ao Município de Itanhomi, com a
denominação de Escola Distrital Mista de Tarumirim.
Em 1/2/1943 a Escola passou a Escolas Combinadas e em 1/2/44 foi
transformada em Escolas Reunidas de Tarumirim, funcionado em salas
cedidas pela Casa dos Vicentinos, situada à Praça Monsenhor Horta
s/nº.
Pelo Decreto nº 1.723 de 29/4/1946 as Escolas Reunidas foi
transformada em Grupo Escolar, e pelo Decreto nº 2.347 de 17/12/1946
recebeu a denominação de Grupo Escolar Marechal Floriano, sendo
instalada em 1/2/1948, com a presença do Sr. Luiz Carlos Luz e Melo
representando o Sr. Secretário da Educação. Nesta ocasião era
Governador do Estado Dr. Milton Campos.
Através do Decreto nº. 11.315 de 6/9/1968 a escola passou a
denominar-se Grupo Escolar Sinfrônio Bonfim, em homenagem ao
ex-prefeito que muito contribuiu para o desenvolvimento do município.
Através do Decreto nº. 16.244 de 8/5/1974 a escola passou a
denominar-se Escola Estadual Sinfrônio Bonfim - 1º Grau, tendo
as quatro primeiras séries do 1º grau.
Pela Portaria nº. 593/92, autoriza o
funcionamento do Curso Regular de Suplência de 1ª a 4ª série do
ensino fundamental.
Através da Portaria nº.
06/2005, autoriza para os anos de 2002 e 2003, o funcionamento da
educação infantil, conforme publicação no MG de 12/2/2005.
Com a Portaria nº. 76/2006, confere a escola a proceder a avaliação
(exame de classificação), nos termos da legislação vigente, a
candidato maior de 14 anos que não possua comprovação de
escolaridade para possível emissão de comprovante de conclusão da
4ª série do ensino fundamental, situada à Praça Monsenhor Horta,
nº. 66 em Tarumirim/MG.
Desde de 1948 a Escola funciona em prédio próprio construída pelo
Governo do Estado de Minas Gerais, situado à Praça Monsenhor Horta
nº. 66, em Tarumirim.
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim está situada à Praça Monsenhor
Horta nº 66, em Tarumirim, Estado de Minas Gerais.
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim - 1º Grau, foi instalada em
1/20/1933, quando o Arraial pertencia ao Município de Itanhomi, com
a denominação de Escola Distrital Mista de Tarumirim.
A Escola Estadual Sinfrônio Bonfim é mantida pela Secretaria de
Estado de Educação.
Atualmente,
a escola ministra os cinco anos iniciais do ensino fundamental,
organizados em dois Ciclos: Ciclo da Alfabetização - do 1º ao 3º
ano e Ciclo Complementar - 4º e 5º ano.
A
escola mantém parceria com a comunidade, promovendo eventos,
reuniões de pais, palestras, etc.
Nossa clientela é
diversificada, em vários níveis de estrutura econômica familiar.
Os funcionários a serviço nesta escola estão todos engajados numa
educação de qualidade, os professores são qualificados em nível
superior, inovando constantemente sua prática pedagógica inerente à
função que exercem.
Em relação a
estrutura física, passou por uma reforma de sua rede fisica a em
2008, sendo ampliada adquirindo assim um espaço coberto para
reuniões e eventos proporcionados pela escola.
Seu trabalho é
centralizado na parte pedagógica para garantir objetivos a serem
alcançados pela instituição. Apesar de pequenos entraves, a escola
caminha em busca de novos horizontes, e na certeza que juntos faremos
a diferença.
A escola é o local
de estímulo e construção do saber, seja ele o saber técnico, que
capacita o indivíduo para o mercado de trabalho, seja o saber
racional, vivência que prepara o indivíduo a interagir com o meio
em que vive. A Escola não se limita somente ao espaço físico,
mas age e transforma em conjunto com a família e as instituições
sociais que colaboram na construção do saber, integrando-os, da
origem do próprio saber à sua elaboração. É através da Escola
que se envolve e estimula a educação transformadora, através de
seu dinamismo em renovar, inovar e experienciar o saber, que não
deve ser estático, pronto. O papel da Escola como agente de
transformação é ampliar a liberdade e a compreensão do mundo de
cada cidadão. Cabe à Escola proporcionar o questionamento de seu
papel conscientizador e libertador de suas ações, das relações da
tríade Escola - Sociedade - Família, oferecendo condições para
que haja a exploração do ambiente, inventando, descobrindo e
direcionando o ser humano às finalidades de caráter social e
renovador. A Educação é o meio que permite ao homem formar-se e
construir-se num ser digno e consciente de suas ações. É através
da Educação que ele constrói a sua cidadania e interage com o
meio, com o outro, e, poderá ou não, transformar a sua vida e
sociedade.
O aluno é um ser um questionador do mundo, do homem, da sociedade e de si mesmo, com o objetivo de compreender, trabalhar e perpetuar a cultura a qual está inserido. É um ser em formação que está buscando seu espaço na sociedade e precisa de mediação e auxílio para a construção de seus conhecimentos. Nossa clientela origina de diferentes classes sociais, mas assiduos, hoje nossos alunos apresentam um rendimento satisfatorio, tanto nas avaliações internas e nas externas, pois embora ainda temos alunos no intermediarios, nenhum de nossos alunos se encontra no baixo desenpenho(PROALFA). Quanto a situação da Escola em relação ao PROEB 2011, em Portugues e Matematica, não atingimos as metas de proeficiencia recomendado pela acordo de resutado, da S.E.E. de Minas Gerais.
O aluno é um ser um questionador do mundo, do homem, da sociedade e de si mesmo, com o objetivo de compreender, trabalhar e perpetuar a cultura a qual está inserido. É um ser em formação que está buscando seu espaço na sociedade e precisa de mediação e auxílio para a construção de seus conhecimentos. Nossa clientela origina de diferentes classes sociais, mas assiduos, hoje nossos alunos apresentam um rendimento satisfatorio, tanto nas avaliações internas e nas externas, pois embora ainda temos alunos no intermediarios, nenhum de nossos alunos se encontra no baixo desenpenho(PROALFA). Quanto a situação da Escola em relação ao PROEB 2011, em Portugues e Matematica, não atingimos as metas de proeficiencia recomendado pela acordo de resutado, da S.E.E. de Minas Gerais.
Nossos professores
estão encajados no processo ensino- aprendizage. As diferenças
entre o professor e o aluno se dão numa relação em que a liberdade
do aluno não é proibida de exercer-se. Essa opção não é, na
verdade, pedagógica, mas política, o que faz do Professor um
político e um artista e não uma pessoa neutra. O "modelo"
de Professor que hoje se aplica na escola faz parte de toda uma
indumentária passada, interagindo com todo o conhecimento
pedagógico, científico e psíquico que o professor tem hoje em
referência a seus alunos, vendo-o como um todo e atuante no processo
de Ensino – Aprendizagem.
Neste
processo, alunos e professores estão abertos a aprender. O professor
passa de ser um instrumento "pronto" para ser usado,
lapidado, melhorado e, acima de tudo, agindo como uma ponte, que pode
ou não deixar um rio transponível. Sua paixão pelo ensino é que
tornará concreta essa ponte de vidro, que deixa seu aluno caminhar
por ela, dando-lhe oportunidade de ter uma visão do todo que está à
sua volta.
O professor é um canal de comunicação através do qual vai fluir conhecimento. A postura do Professor para tanto, é muito importante.
Que valores poderemos passar a nossos alunos? Nas mãos do professor, muitas vezes, encontra-se a decisão que um aluno pode tomar, que venha a modificar toda a sua vida.
O verdadeiro professor é aquele que desenvolve cuidadosamente os elementos positivos que se encontram nos alunos, harmonizando-os com os negativos e construindo assim a maravilha da individualidade cósmica do homem integrado.
Nossos professores são qualificados em nivel superior, inovando constantemente sua pratica pedagogica, inerente a função que exercem.Os funcionarios a serviço nesta escola estão todos encajados numa educação de qualidade.
Sabemos que igual a toda escola temos pontos a serem melhorados, porém delegamos responsabilidades, vemos que grande parte do grupo tem demonstrado grande compromisso, sempre se empenhando da melhor forma possível. O desenvolvimento de gestão escolar é administrado pela união de todos para um melhor relacionamento. Esse esforço de integração tem resultado em melhor forma de aprendizagem e no fato de que todos têm aprendido a trabalhar em grupo,o que ajuda a solucionar problemas. Procurando envolver todos os segmentos no processo educativo e na relação do Projeto Político Pedagógico. A participação de todos é importante, pois são variadas as formas de aprendizagem e a escola é democrática e aberta a todos os pontos de vista. O maior acompanhamento da equipe de gestão permite detectar falhas com mais facilidade e a partir daí, também apresentar resoluções mais rápidas e com resultados positivos. Aqui nesta escola todos são ouvidos e novas propostas são aceitas, procurando estabelecer a qualidade de educação. O maior desafio tem sido incutir nas pessoas de que todos são escola, que o processo não pode ser individualizado. Para melhorar o desenvolvimento de equipe, temos estimulado por meio de atividades que produzem a interatividade, a realização de muitos eventos, visando realmente a melhoria e sucesso escolar do aluno. Estamos envolvendo a comunidade na execução dos nossos projetos, de forma a estimular a formação de lideranças, além de apoiar as iniciativas dos diversos segmentos envolvidos. Como resultados dessa postura, já constatamos grandes avanços, como a redução do índice de evasão, além da participação verdadeira e efetiva da comunidade. Temos conseguido aumentar o estimulo ao companheirismo,o respeito às características próprias de cada um promovendo o desenvolvimento profissional e social de toda equipe escolar . além da busca de uma postura profissional cada vez mais ética e responsável. O maior desafio encontrado foi à mudança efetuada no que se refere ao conceito de gestão uma vez que assumimos a escola em 2011 por meio da seleção e apoio da comunidade. Após um processo de envolvimento o trabalho fluiu naturalmente. Buscamos constantemente alimentar o espírito de grupo; dando ênfase às conquistas para encorajar a acolhida dos desafios. Como sugestão, para otimizar o processo, entendemos que é preciso repensar o fator tempo e não desanimar diante dos erros. É dentro da Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, que na atualidade nossos alunos encontram lugar mais fértil para o desenvolvimento de sua cidadania.
O professor é um canal de comunicação através do qual vai fluir conhecimento. A postura do Professor para tanto, é muito importante.
Que valores poderemos passar a nossos alunos? Nas mãos do professor, muitas vezes, encontra-se a decisão que um aluno pode tomar, que venha a modificar toda a sua vida.
O verdadeiro professor é aquele que desenvolve cuidadosamente os elementos positivos que se encontram nos alunos, harmonizando-os com os negativos e construindo assim a maravilha da individualidade cósmica do homem integrado.
Nossos professores são qualificados em nivel superior, inovando constantemente sua pratica pedagogica, inerente a função que exercem.Os funcionarios a serviço nesta escola estão todos encajados numa educação de qualidade.
Sabemos que igual a toda escola temos pontos a serem melhorados, porém delegamos responsabilidades, vemos que grande parte do grupo tem demonstrado grande compromisso, sempre se empenhando da melhor forma possível. O desenvolvimento de gestão escolar é administrado pela união de todos para um melhor relacionamento. Esse esforço de integração tem resultado em melhor forma de aprendizagem e no fato de que todos têm aprendido a trabalhar em grupo,o que ajuda a solucionar problemas. Procurando envolver todos os segmentos no processo educativo e na relação do Projeto Político Pedagógico. A participação de todos é importante, pois são variadas as formas de aprendizagem e a escola é democrática e aberta a todos os pontos de vista. O maior acompanhamento da equipe de gestão permite detectar falhas com mais facilidade e a partir daí, também apresentar resoluções mais rápidas e com resultados positivos. Aqui nesta escola todos são ouvidos e novas propostas são aceitas, procurando estabelecer a qualidade de educação. O maior desafio tem sido incutir nas pessoas de que todos são escola, que o processo não pode ser individualizado. Para melhorar o desenvolvimento de equipe, temos estimulado por meio de atividades que produzem a interatividade, a realização de muitos eventos, visando realmente a melhoria e sucesso escolar do aluno. Estamos envolvendo a comunidade na execução dos nossos projetos, de forma a estimular a formação de lideranças, além de apoiar as iniciativas dos diversos segmentos envolvidos. Como resultados dessa postura, já constatamos grandes avanços, como a redução do índice de evasão, além da participação verdadeira e efetiva da comunidade. Temos conseguido aumentar o estimulo ao companheirismo,o respeito às características próprias de cada um promovendo o desenvolvimento profissional e social de toda equipe escolar . além da busca de uma postura profissional cada vez mais ética e responsável. O maior desafio encontrado foi à mudança efetuada no que se refere ao conceito de gestão uma vez que assumimos a escola em 2011 por meio da seleção e apoio da comunidade. Após um processo de envolvimento o trabalho fluiu naturalmente. Buscamos constantemente alimentar o espírito de grupo; dando ênfase às conquistas para encorajar a acolhida dos desafios. Como sugestão, para otimizar o processo, entendemos que é preciso repensar o fator tempo e não desanimar diante dos erros. É dentro da Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, que na atualidade nossos alunos encontram lugar mais fértil para o desenvolvimento de sua cidadania.
PARABÉNS PROFESSORAS, PELO BELÍSSIMO TRABALHO REALIZADO....
ResponderExcluirMuito bom ter estudado nests Centro de educacao
ResponderExcluir